terça-feira, 16 de outubro de 2012

Você Sabe o que é um Vin de Paille?




Vin de Paille é o termo francês para “ vinho de palha” ( Strohwein na Alemanha), um pequeno grupo de vinhos brancos doces necessariamente caros, porém frequentemente deliciosos e longevos. São essencialmente um sub-grupo dos vinhos elaborados com uvas secas, no caso  em mantas de palha.  
No catálogo de vinhos de Cyrus Redding , do século XIX fica evidente que esses vinhos eram muito mais comuns naquela época, e além de encontrá-los na região de Hermitage ( ermitage-paille , que existem até hoje ), também há registros em Jura, Alsácia e Correze. Na mesma época alguns produtores de Rust, na Áustria também utilizavam a técnica.
Atualmente a produção dessa raridade se resume a safras onde as uvas atingiram altos graus de maturação em Hermitage, Arbois, ocasionalmente L’Etoile e Côtes Du Jura. Por muito tempo no século XX não se produziu vin de paille em Hermitage, mas Gerard Chave reviveu a prática com uvas Marsanne saudáveis e sem colheita tardia em 1974, e logo foi seguido por Chapoutier e outros produtores.
Hoje em dia os produtores da Jura normalmente secam suas uvas Savagnin, Poulsard ou Chardonnay em caixas ao invés de deixá-las ao ar livre nas esteiras. O potencial mínimo alcoólico deve ser 19% ( ao contrário dos 14% de Hermitage). As uvas normalmente são prensadas em janeiro e 100KG de uvas rendem menos de 20 litros de suco. Os produtores de Jura precisam necessariamente amadurecer seus vin de paille em tonéis por pelo menos 3 anos e os vinhos precisam possuir um teor alcoólico de pelo menos 14%. São capazes de envelhecer por muitos anos na garrafa.
Alguns experimentos estão sendo realizados na Alsácia.


Referências:
Livingstone- Learmonth, J., The Wines of the Northen Rhône ( Berkeley, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário