terça-feira, 9 de outubro de 2012

Danos Podem Levar a Menor Produção em 40 Anos na França


A produção de vinho na França, o maior produtor mundial, pode cair 20 por cento este ano, o mais baixo em pelo menos 40 anos após o tempo desfavorável e os danos causados por doenças nos vinhedos. A região de Champagne deverá ser a mais atingida.

A produção deverá cair para 40,6 milhões de hectolitros (1,07 bilhões de galões), de 50,9 milhões de hectolitros em 2011, conforme relatório publicado no site do Ministério da Agricultura em 04/10/2012. A um mês, a perspectiva havia sido reduzida para 42,9 milhões de hectolitros.

Os vinhedos da França sofreram com o frio e com a umidade durante o período de floração, além de mofo e fungos, e tempestades de granizo que destruiram as uvas na Borgonha e Beaujolais, junto a uma onda de calor de Agosto e um setembro seco que resultou em uvas menores, conforme o ministério.

"Todas as categorias de vinho terão declínio de produção em comparação com 2011", escreveu o ministério. "As estimativas de produção são particularmente complicadas este ano, devido à variação no peso da uva na maioria das vinhas."

A França exportou 7,17 bilhões de euros (9,31 bilhões dólares) de vinho e champanhe em 2011, respondendo por 13% da  exportação de alimentos do país. No primeiro semestre deste ano, os embarques de vinho aumentaram 14%, para 3,57 bilhões de euros, segundo dados do governo.

A Produção na região de Champagne deverá cair 40% após os danos da geada e os "particularmente virulentos" ataques de míldio e oídio, ainda segundo o ministério. A colheita na região começou no fim de setembro.

LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton SA (MC) é a maior fabricante mundial de champanhe com marcas como Moët & Chandon e Dom Perignon. Vranken Pommery Monopole-SA (VRAP) é a segunda maior, seguida pela Pernod-Ricard SA (IR) e Laurent-Perrier. (LPE)

Denominação Protegida
A França reduziu sua perspectiva de produção de vinho para 2012 pela terceira vez em alguns meses, de uma previsão inicial de produção de 46,7 milhões de hectolitros, em julho.

A produção de vinhos com denominação de origem protegida, conhecida por sua sigla francesa AOP, pode cair 15%, para 19,4 milhões de hectolitros, segundo o ministério. A produção de vinho para fazer destilados, incluindo Cognac e Armagnac pode cair 22%, para 6,81 milhões de hectolitros.

O volume de vinhos da AOP Champagne cairá 36%, para 1,82 milhões de hectolitros, de acordo com o relatório, em comparação com uma previsão anterior de queda de 26%. Borgonha e as apelações Beaujolais tem previsão de queda de 28%, para 1,78 milhões de hectolitros.

"Na Borgonha e Beaujolais, os vinhedos sofreram com vários eventos climáticos desde a primavera", escreveu o ministério, citando frutificação pobre, granizo repetido, doenças e estresse por calor.

Maior Produtor
Os volumes da região de Bordeaux cairão 4,5%, para 5,24 milhões de hectolitros, de acordo com o relatório. A região é a maior denominação de origem produtora francesa.

A França é o maior produtor de vinhos do mundo, seguido por Itália, Espanha, os EUA e a Argentina, de acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, ou OIV. A Itália foi o maior exportador em 2011, seguido pela Espanha, França, Austrália e Chile, segundo as estimativas da OIV.

A produção de vinho da Itália pode ter queda de 8% este ano, para 39,3 milhões de hectolitros com os danos causados pela seca e pelo calor, conforme reportado pelo "Istituto di Servizi per il mercato agricolo e Alimentare" no mês passado.

fonte: Rudy Ruitenberg / Antoine Antoniol / Bloomberg- 4 de outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário