quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Umbria e suas Castas



Montefalco

Por Rodrigo Mammana


A Umbria sempre foi uma região um pouco " ofuscada" por ser vizinha da famigerada Toscana, porém de um tempo para cá começou a ser mais conhecida, fazendo com que seus excelentes vinhos não fiquem limitados apenas ao consumo local. Muitos conhecem a estrela da região, o Sagrantino de Montefalco, mas existem diversas outras opções que costumam apresentar uma boa relação custo-benefício. A seguir a descrição de algumas das principais castas utilizadas na Umbria:

Castas Brancas:

- Grechetto: Houve uma época que pensavam que a Grechetto era uma sub-variedade da Greco . Na verdade ela é a melhor uva branca nativa da Umbria. Muitos produtores a vinificam como varietal ou a colocam junto da Orvieto ou até mesmo com a Trebbiano para fazer um blend.

- Trebbiano: Essa variedade muito propensa a mutações está espalhada por toda Umbria, sendo que a subvariedade mais popular é a Trebbiano Toscano. Existe também uma distinta sub-variedade chamada Trebbiano Spoletino ( dado devido ao nome da cidade Spoleto ).

- Chardonnay: Ficou famosa na região por causa do vinho " Cervaro della Sala " do produtor Castello della Sala, que combina a Chardonnay com a Grechetto criando um branco de alta qualidade e muito rico em complexidade.

- Outras Castas: Verdello ( usada em blends em Orvieto, Torgiano e Colli Trasimeno); Drupeggio, o nome da Canaiolo Bianco na Umbria, uma variedade usada para cortes também encontrada na Toscana.

Castas Tintas:

- Sangiovese: Considerada uma " importação" da Toscana, é a casta mais plantada na região. É encontrada na maioria das regiões DOC da Umbria.

- Sagrantino: Encontrada apenas na Umbria, sua origem é um pouco incerta. A área plantada é muito pequena , apenas 100 hectares. Resulta em vinhos profundos, escuros e muito tânicos com notas exóticas de especiarias.

- Gamay: Apesar de mais conhecida em Beaujolais, essa variedade existe em muitas regiões da Itália, sendo que na Umbria tem uma participação significativa na DOC Trasimeno, sendo que algumas vezes é vinificada como varietal.

Outras Castas: Cabernet Sauvignon, sendo usada cada vez mais em blends IGT e VdT ( já se fala em " super-umbria", em alusão aos supertoscanos); Merlot, também popular nos blends da nova geração; Canaiolo, uva nativa da Toscana utilizada em Torgiano e mais alguns locais.


referência: Vino Italiano: The Regional Wines of Italy - David Lynch e Joseph Bastianich



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário