quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Preços do Porto vão Subir




Normalmente é brandy em excesso que causa dor de cabeça, e não em escassez. Entretanto a indústria do Porto está enfrentando um sério problema de falta de aguardente vínica para fortificar seus vinhos, de acordo com um grande produtor.

Diversos fatores causaram o problema. Primeiramente os subsídios da União Européia para destilação ( para diminuir o chamado " wine lake" ) terminaram em 2010. Esses incentivos causaram uma enorme oferta de destilados de pior qualidade que não interessa aos produtores de bons vinhos do Porto. Agora que a produção européia de vinhos foi suficientemente reduzida ( arrancando-se videiras e diminuindo a produtividade), o subsídio não é mais necessário, causando uma elevação nos preços dos destilados.

Em segundo lugar, os russos aparentemente desenvolveram uma maior apreciação por brandy, desviando o mercado ainda mais. Aparentemente mesmo brandys baratos possuem uma melhor imagem de qualidade na alta sociedade, dando mais status que as vodcas mais simples.

Outro fator - talvez o mais inesperado: a matéria prima do destilado, o mosto de uvas, está em alta demanda para a produção de sucos e drinks não-alcoólicos. Os fabricantes podem anunciar " 100% suco de fruta sem adição de açúcar", o que dá um bom apelo comercial (se usassem açúcar de cana não o poderiam fazer).

Tudo isso fez com que o aumento no preço do brandy fosse de 0,98 libras por litro há 4 anos atrás para 4 libras em 2012. Acoplando-se isso à mediana safra que houve no Douro ( assim como na maioria da Europa), existe apenas um caminho possível: Os preços dos vinhos do Porto subirão ano que vem pelo menos 10%.    

fonte: Richard Hemming

Nenhum comentário:

Postar um comentário