quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Fatos Fascinantes Sobre o Vinho na Bíblia




É difícil imaginar que uma vinha selvagem, vitis vinifera, se tornou depois de milhões de anos algo em torno de 10 mil variedades de uvas, incluindo o Chardonnay da California ou o Malbec argentino que você está saboreando....nesse exato minuto.
Os seguintes 5 fatos do livro " Divine Vintage: Following the Wine Trail from Genesisto the Modern Age" , de Randall Haskett e Joel Butler certamente vão te surpreender ( o livro será lançado dia 13 de Novembro):


  • Em 2011 a mais antiga evidência de produção de vinho foi descoberta no sul da Armênia. A escavação de um local com  6 mil anos revelou uma cuba de fermentação, os restos de um copo feito com chifre de algum animal, jarras, uvas secas, sementes e malvidina, um componente que dá cor aos vinhos tintos.
  • é possível que os israelitas, muito antes de Dom Perrignon em Champagne, criaram o vinho espumante, nesse caso tinto, muito difícil de ser controlado e recriado : " Para um copo nas mãos do Senhor,e o vinho espuma" ( Salmos 75:8)
  • As pessoas assumem que o vinho de antigamente era tinto. Porém pesquisas recentes em tumbas egípcias sugerem que vinhos brancos foram introduzidos antes da metade do segundo milênio antes de Cristo.
  • A primeira crítica de vinhos ocorreu no século II , quando Athenaeus descreveu um vinho branco elaborado próximo ao lago Mareotis ( localizado no atual Egito) que aparentemente era seco: " Excelente, branco, fragrante, agradável, fácil de assimilar, magro, não aparentemente de " ir para a cabeça " e diurético" .
  • Os antigos apreciavam vinhos bem evoluídos. Vinhos de 30 anos foram deixados na tumba do rei Tutankamon para ser apreciado na vida após a morte...


fonte: mercurynews.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário