quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Degustação Vertical Mista: Miolo Terroir e Lote 43






por Rodrigo Mammana


A Sbav SP se reuniu no restaurante Aguzzo para comparar diferentes safras de dois grandes ícones da vinicultura nacional: Miolo Terroir e Lote 43. O evento foi conduzido pelo competente enólogo e sommelier Lourenço Pedrotti, que nos presenteou com uma verdadeira aula sobre o Terroir do Vale dos Vinhedos e as características dos vinhos lá produzidos.
O Merlot Terroir é elaborado com as melhores parcelas dos vinhedos da família. Permanece 1 ano maturando em carvalho Francês e mais 1 ano envelhecendo em garrafa antes da comercialização. Pertence a uma reserva limitada, por safra são elaboradas apenas 18.000 garrafas, todas numeradas.
O Miolo Lote 43 é uma homenagem ao italiano Giuseppe Miolo, patriarca da família. O vinho leva o nome da terra recebida pelo imigrante na época. Sua elaboração adapta o conceito do "cru", que se refere ao pedaço especial de terra cultivada com um vinhedo dentro de uma área de denominação de origem controlada. Elaborado somente em safras excepcionais, é um corte de Cabernet Sauvignon e Merlot, reunidos em um corte harmônico selecionado pelo enólogo da família, Adriano Miolo. O Miolo Lote 43 é o ícone maior da Miolo, corte de 50% Cabernet Sauvignon e 50% Merlot dos melhores vinhos de uma safra excepcional.
Ao final da degustação foi servido um excelente jantar com destaque para a polenta com ragu de cogumelos e costeleta suína com risoto alla milanese. Para acompanhar o jantar foi servido o novo Miolo Reserva Tempranillo 2010: Vinho simples e correto, com muita fruta vermelha, equilibrado, boa acidez. Feito para o dia a dia, descompromissado e bom custo-benefício ( por volta de R$ 28,00)
Abaixo as impressões sobre os vinhos degustados:

·         Merlot Terroir 2009
Rubi brilhante de média profundidade.
Aromas de intensidade média com notas de especiarias. Bom frescor, leve nota de eucalipto.
Palato frutado, persistência média-baixa. Fresco e equilibrado, bom final de boca. Poderia ter mais corpo e complexidade. Bom.
Obs. 2009 foi uma safra difícil devido às chuvas que ocorreram em fevereiro

·         Merlot Terroir 2008
Rubi com profundidade média-alta
Aromas de boa intensidade com presença evidente de frutas vermelhas, leve especiaria, com boa complexidade e qualidade.
Na boca é equilibrado, corpo médio, taninos bem leves, boa acidez. Retrogosto agradável com notas de chocolate. Muito bom.
Obs. foi eleito o melhor dos 3 Merlot Terroir.

·         Merlot Terroir 2005
Visual granada retinto.
Nariz fechado, demorou para abrir. Leve nota canforada, fruta já quase inexistente. Nota-se a presença clara da madeira. Apresentou algumas notas terciárias.
No palato é encorpado, taninos bastante presentes, boa acidez e persistência média. Muito bom.

·         Lote 43 – 2008
Coloração rubi profunda.
Aromas de frutas negras com boa intensidade. Não muito complexo, bom frescor.
Na boca é encorpado, taninos ainda verdes e excelente acidez. Com certeza melhorará muito em 3 ou 4 anos, pois tem ótima estrutura. Muito bom.

·         Lote 43 – 2005
Coloração granada profunda
Aromas de boa complexidade, compota de ameixas, mirtilo e notas minerais.
Boca evoluída, fruta presente. Notas de cacau e torrefação. Persistente e equilibrado, deixa um final de boca com leve e agradável amargor. Excelente.

·         Lote 43 – 2002
Visual granada pálido brilhante.
Nariz discreto que foi evoluindo com o tempo, revelando excelente complexidade e elegância. Notas de tabaco e menta.
No palato tem boa qualidade, fresco, bastante equilibrado e com boa persistência. Não é um vinho exuberante, e sim um vinho elegante e de excelente qualidade, perfeito para acompanhar carnes de caça .





Nenhum comentário:

Postar um comentário