quinta-feira, 22 de março de 2012

Sobre as propostas de salvaguarda

Como difusora da cultura do vinho e incentivadora do seu consumo no Brasil, a Sbav não pode concordar com qualquer medida que dificulte ou desestimule a produção, a comercialização e o consumo de vinhos no país. Entendemos que aumentar impostos e burocratizar ainda mais a entrada de vinhos no Brasil são medidas prejudiciais aos próprios produtores nacionais – especialmente os pequenos –, aos importadores e, principalmente, aos amantes do vinho. Para a Sbav, o aumento do consumo de vinhos, sejam eles nacionais ou importados, deve ser estimulado com a maior divulgação da bebida – e é isso que temos feito nas últimas 3 décadas – e a redução de impostos e da burocracia, que impactam profundamente a produção, a importação e a comercialização do vinho. Sempre levantamos a bandeira do vinho nacional e acreditamos que, no médio e no longo prazo, o que se propõe não será benéfico nem para nossos produtores. Desta forma, vemos estas propostas como equivocadas e temos a certeza de que não serão implementadas após um estudo mais aprofundado sobre os danos que causariam ao setor.

2 comentários:

  1. Muito sensata esta posição da SBAV-SP. Mas realmente preferia que vcs assumissem uma posição mais contundente como a da SBAV-RJ, que lançou oficialmente um boicote aos vinhos brasileiros (http://www.enoeventos.com.br/201201/manifestosbav/manifestosbav.htm). A opinião do Yann Lesaffre foi a melhor que li até agora sobre esta pouca vergonha. Obrigado. Victor Bastos (enófilo-SP)

    ResponderExcluir
  2. Caro Victor, tudo bem? A Sbav se opõe às salvaguardas, mas não ao vinho brasileiro. Nos manifestamos contra essa proposta e temos conversado com pessoas e entidades do segmento para colocar nosso ponto de vista. Entendemos que medidas protecionistas são prejudiciais não apenas para consumidores e importadores, mas também para o vinho nacional, que evoluiu muito nas últimas décadas principalmente por conta da maior oferta de produtos de qualidade e, consequentemente, da expansão da cultura do vinho no país. Não acreditamos que apoiar um boicote aos produtos nacionais resolverá a questão. Pelo contrário, agravará ainda mais a situação de produtores brasileiros, principalmente os pequenos, que nada têm a ver com essa proposta. Em seu estatuto, a Sbav tem como missão promover a cultura do vinho, com menção especial ao produto nacional, razão pela qual não incentivaremos quaisquer ações que, na nossa opinião, tragam ainda mais prejuízo para o mercado de vinhos no Brasil. Um abraço!

    ResponderExcluir